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Benefícios dos Ómegas

Antes de falarmos nos Ómegas, convém fazer uma revisão sobre os tipos de gorduras existentes. Estas podem classificar-se em: 1) saturadas, encontradas em produtos de origem animal, são as "gorduras más"; 2) as gorduras trans, que resultam de um processo químico no qual o óleo vegetal é transformado em ácido gordo trans; 3) gorduras insaturadas, dentro destas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, estas sim, com efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente na redução dos níveis de colesterol e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Daqui se depreende que as gorduras são essenciais para o organismo, e como algumas não são produzidas pelo mesmo, é necessário obtê-los através da alimentação, pelo que são considerados ácidos gordos essenciais.

Feita a introdução, chegamos aos famosos Ómegas, que são ácidos gordos essenciais. Temos assim o Ácido Oleico, presente na gordura monoinsaturada, também designado por Ómega 9, que é vital para a construção das membranas, está presente nas epidermes e tem função de proteção e barreira contra a desidratação e actua também na formação das hormonas. Encontra-se em nozes, amêndoas, amendoins, etc. O Ácido Linoleico, ou Ómega 6, presente na gordura poli-insaturada, actua como anti-inflamatório e ajuda na defesa do organismo, melhorando o sistema imunológico e também contribui para reduzir os níveis de colesterol. Está presente nas castanhas, linhaça, óleo de soja, entre outros. Finalmente, os Ómegas 3, nestes o Ácido Linolénico, presente na gordura poli-insaturada, o Ácido  Eicosapentanóico (EPA) e o Ácido Docosahexanóico, ou DHA. Ajudam no desenvolvimento do SNC, actuam na formação e regeneração dos neurónios, diminuem o risco de doenças cardiovasculares e os níveis de Colesterol LDL, diminuem os níveis de glicose no sangue e actuam como anti-inflamatórios. Para percebermos melhor a sua importância no cérebro, o tecido nervoso é principalmente lipídico, em que cerca de 60% do seu peso seco, 40% são ácidos gordos poli-insaturados (destes, 10% são Omegas 3 e 6). Estes existem em plantas e animais marinhos (salmão, atum, sardinha) e em óleo vegetal de linhaça. De facto aconselha-se o uso de suplementos de Ómegas 3 durante o período gestacional, contribuindo assim para o desenvolvimento do cérebro da criança e prevenindo ainda futuros défices cognitivos e psicopatológicos na idade adulta. No caso dos adultos, em particular nos idosos, tem-se associado uma carência de Omega 3 ao desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão. Há estudos que revelam que o consumo de DHA permite melhorar a ligação entre neurotransmissores e receptores. O EPA contribui para um aumento no aporte de oxigénio e glicose ao cérebro e tem ainda efeitos no combate ao stress oxidativo.
Está comprovado que o rácio ideal Ómega 6/Ómega 3 varia entre 1/1 e 4/1, uma vez que os Ómegas 3 estimulam a produção de mediadores anti infamatórios e os Ómegas 6 estimulam a produção de mediadores pró-inflamatórios (citocinas).

A OMS estipulou valores para a sua ingestão (200-500 mg/semana de EPA e DHA) que resultam no consumo de peixe cerca de 2 vezes por semana, ou aumentando  o consumo de outros alimentos ricos nestes componentes (como as algas marinhas). Casos existem em que determinadas pessoas, recorrem a suplementos de cápsulas de óleo de peixe e extrato de algas marinhas, mas deverão fazê-lo por indicação profissional, pois como em tudo, será necessário ajustar à quantidade recomendada. Por excesso podem ocorrer episódios de hemorragias.

Resumindo as gorduras nem sempre são as "más da fita", têm de facto calorias, mas os seus benefícios representam um bem maior.

Farmácia Rocha Santos

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