Conselhos

vitaminas

A importância da vitamina D

“A vitamina D é muito mais do que uma vitamina, muito mais do que uma hormona, ela controla 10% das funções de todas as nossas células, inclusivé sistema imunológico" - Dr. Cícero Coimbra, neurologista.

A vitamina D é única entre as vitaminas, funciona como uma hormona e pode ser sintetizada na pele a partir da exposição à luz solar. Também pode ser obtida através de fontes alimentares (salmão, óleo de fígado de peixe, sardinha, leite, ovo).

Existem várias formas químicas de vitamina D, as principais são a vitamina D2 (ergocalciferol) e a vitamina D3 (colecalciferol), que requerem activação no fígado e nos rins para se tornarem biologicamente activas (calcitriol). As condições ambientais, hormonais, genéticas e nutricionais irão influenciar os seus níveis no organismo. A síntese através da pele depende da pigmentação, da latitude, da estação do ano, do vestuário, da idade, do uso de protector solar e das condições meteorológicas locais. Assim temos: níveis mais baixos de vitamina D na raça negra do que na raça branca devido à maior pigmentação da pele; nos países nórdicos os níveis da vitamina reduzem em cerca de 20% no período entre o final do verão e meados de Inverno; também se relacionam indirectamente os valores com o Índice de Massa Corporal, e assim são inferiores nos obesos. Em suma, a falta de exposição solar, a mal absorção (provocada por doença inflamatória intestinal, doença celíaca doença biliar, etc), o uso de medicamentos como anticonvulsivantes (fenobarbital, fenitoína) ou de glicocorticóides a longo prazo influenciam os níveis da vitamina D no organismo.

Relativamente às suas funções, a vitamina D é a melhor amiga do Cálcio, sendo um importante aliado na luta contra a Osteoporose. Do seu défce resulta a Osteomalácia, que se caracteriza por ossos fracos, sensíveis à pressão, fraqueza nos músculos e aumento da frequência de fracturas. A vitamina D é imprescindível à absorção de Cálcio a nível intestinal e estimula a absorção activa de fosfato e magnésio. Porém o seu excesso pode forçar uma absorção excessiva de Cálcio, podendo resultar numa calcificação dos rins e consequente perda da função renal. Esta vitamina também tem um papel importante na secreção de insulina, prolactina, na resposta imunitária e no stress. É particularmente importante nas fases de crescimento. Na gravidez, o seu défice pode levar ao aborto no 1º trimestre e a situações de pré-eclampsia no final da gravidez; também é importante na amamentação e nos idosos. Existem estudos que demonstram o seu papel protector relativamente a doenças cardiovasculares (intervém no controlo das contrações do músculo cardíaco) e vários tipos de cancro (ex: mama, próstata, melanoma). A falta de vitamina D pode provocar acumulação de Cálcio nas artérias, favorecendo o aparecimento de placas e originando uma maior prevalência de insuficiência cardíaca, derrame e enfarte.

Nos casos em que não seja possível a exposição solar devido a problemas de pele, quando se usam protectores solares com um factor de proteção muito elevado, e nas situações patológicas já referidas (que resultam na má absorção) recomenda-se a toma de suplementos, sempre supervisionada pelo médico. Estes suplementos são geralmente recomendados em: crianças dos 0-2 anos; mulheres grávidas; crianças e adultos com pele escura ou que andem cobertos com roupa na época de Verão; pessoas que passam muito tempo em ambientes fechados ou que evitam a luz do dia ; idosos; qualquer pessoa que apresente risco elevado de Osteoporose. Recomenda-se, a partir dos 25 anos, uma dose de 5 mg de vitamina D por dia; este valor duplica na gravidez e lactação.

Actualmente tem sido utilizada com sucesso no tratamento de doenças auto-imunes como Artrite reumatóide e Esclerose múltipla, relatando-se um número elevado de doentes onde se tem conseguido evitar a progressão da doença e a recuperação das sequelas recentes. Nesses doentes são utilizadas elevadas doses sob supervisão médica, que impõe uma correcta hidratação, uma dieta equilibrada e a realização de medições regulares para evitar os efeitos secundários de um excesso da vitamina. Nestes casos a vitamina D actua como Imunoregulador, o seu papel nestas doenças é visto como um grande avanço na medicina. Também está em estudo o seu possível benefício no tratamento da depressão.

Resumindo, a sua importância está cientificamente demonstrada e como tal será fundamental promover a ingestão de fontes alimentares ricas nesta vitamina bem como a exposição solar frequente.

Farmácia Rocha Santos

rochasantos

Os Nossos Contactos

Nossa Morada:
Centro Comercial Continente de Loures, Loja 11
2660-339 Loures
Phone: (+351) 219 881 478
Horário de Funcionamento:
Aberto todos os dias das 10h00 às 23h00
Encerrados a 25 Dezembro e 1 Janeiro

Dias de Serviço

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Agendar Serviços




S5 Box

Login

Register