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Combate ao Cansaço

Com a chegada do Outono, aparecem os sinais de cansaço. Os dias são mais pequenos (há uma diminuição da luz solar), ocorre o regresso ao trabalho após as férias de Verão e para muitos adultos coincide com o reinício das aulas das suas crianças e adolescentes, obrigando a uma verdadeira ginástica para conciliar todos os horários, e assim surgem os sintomas de cansaço ou fadiga.

Cansaço, fadiga ou astenia, resume uma série de sintomas físicos ou psíquicos traduzidos em dores musculares, cefaleias, cãibras, mal-estar geral e ainda a nível mental por um défice de concentração, falhas de memória, ansiedade e depressão.

São provocados por vários factores, tais como o stress, que origina um grande desconforto nas pessoas e, em casos mais graves, pode levar a uma baixa nas defesas e acentuar do cansaço físico; distúrbios do sono; má alimentação e problemas de obesidade; sedentarismo; certas patologias, como Hipotiroidismo, Insuficiência cardíaca, Anemia, Insuficiência renal crónica, Diabetes Mellitus, doenças pulmonares, Síndrome de fadiga crónica, doenças oncológicas; abuso de álcool, cafeína, etc. Também na gravidez o cansaço é muito comum, inicia-se no 1º trimestre acompanhado de sono, resultante de alterações hormonais, e no 3º trimestre em que existe uma relação entre o peso do bebé e cansaço, há uma dificuldade de se expandir o pulmão devido ao tamanho do útero e verifica-se uma situação de anemia muito comum neste estado. Por último a toma prolongada de alguns medicamentos como antidepressivos, anti-histamínicos, bloqueadores beta-adrenérgicos e analgésicos ópioides também contribuem para o aumento do cansaço.

Interessa pois analisar a causa do cansaço, com a ajuda de um profissional de saúde, seja na farmácia ou com o seu médico, devem ser verificados os hábitos alimentares e estilo de vida, alertando para o facto de que muitas vezes o corpo não está a receber os nutrientes essenciais para se defender das agressões. Deve destacar-se a importância do magnésio e potássio (bananas), ferro e ácido fólico (vegetais verdes, feijões e lentilhas), vitamina C (kiwis e brócolos) e a ingestão de água para uma correcta hidratação. O organismo necessita de hidratos de carbono (massas, cereais, pão), que são as principais fontes de energia, e de fruta pelas vitaminas e água que contêm. Dada a dificuldade de digerir carne vermelha está deve ser ingerida apenas 1 vez por semana. O alerta para os malefícios dos alimentos ricos em açúcares deve ser transmitido, visto que causam um aumento rápido do nível de açúcar no sangue, seguido de um decréscimo igualmente acentuado; daqui resulta uma repentina falta de energia e um aumento da necessidade de consumir mais alimentos processados para aumentar o seu nível de açúcar no sangue novamente. Quando se verifica que os nutrientes apenas se podem obter pela toma de suplementos, o seu médico ou farmacêutico aconselhará qual o mais indicado por forma a garantir a saúde do sistema imunológico e a melhorar o humor, nestes suplementos deverão estar presentes a vitamina C, os ómegas 3, entre outros. Quanto ao benefício da pratica do exercício físico para eliminar o cansaço, quando se verifica uma prática regular de actividade física seja através de caminhadas, natação, ou outras, o organismo liberta endorfinas durante o exercício contribuindo para a sensação de bem estar, como tal recomendam-se 30 minutos diários de actividade física. Outro factor já mencionado é a importância do sono, para que o corpo recupere do cansaço de um dia normal, é essencial dormir uma boa noite de sono, nomeadamente no processo de aprendizagem e memória, interferindo também no controlo da obesidade e Diabetes.

Em suma, e após todas as considerações anteriores, o cansaço está presente nas nossas vidas nalguns momentos, e já identificámos as suas causas, como tal quando se verifica de forma prolongada, o chamado cansaço crónico indica-nos que algo não está bem. Como tal será necessário alterar o ritmo, levar uma vida mais tranquila e equilibrada, gerir o stress decorrente de emoções e tarefas do quotidiano, praticar desporto, ter uma alimentação correcta, tirar algum tempo para si, para se dedicar a algo que goste . Se a fadiga persistir faça-nos uma visita, encontraremos a melhor solução para combater o dito cansaço.

Farmácia Rocha Santos

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